Harmonização Orofacial

A harmonização orofacial pode ser a alternativa encontrada pelos pacientes cujo sorriso não se encontra em harmonia com a face, o que pode acontecer após o término de um tratamento ortodôntico.

O paciente pode conseguir ter os dentes alinhados perfeitamente após passarem por um tratamento com os aparelhos dentários, porém pode acontecer do sorriso ficar desarmônico com o rosto.

Daí entra a harmonização orofacial, que é um tratamento composto por inúmeras técnicas e está cada vez mais ganhando espaço nos consultórios de odontologia, devido ao seu resultado.

Para quem possui os dentes alinhados, porém ainda não conquistou o sorriso bonito, sempre vale a pena dar uma investigada sobre o que é e como funciona a harmonização orofacial.

O que é a harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é uma categoria de tratamento que possui o objetivo de equilibrar algumas questões funcionais com a estética do rosto através de alguns procedimentos e algumas técnicas específicas.

O cirurgião dentista é o profissional responsável por corrigir essas imperfeições que podem afetar o resultado estético de um sorriso.

Alguns exemplos de procedimentos que podem fazer parte do tratamento da harmonização orofacial são:

  • Ácido hialurônico;
  • Aplicação de toxina botulínica;
  • Bichectomia.

Destaca-se que nenhum dos tratamentos citados é um procedimento cirúrgico e toda realização é pouco invasiva, visando a correção da estética.

Conheça alguns dos procedimentos da harmonização orofacial

Bichectomia

O objetivo desse procedimento é retirar a gordura conhecida como Bichat e que pode ser encontrada nas bochechas.

O resultado do tratamento é afinar o rosto e deixar o sorriso e a face mais harmônica.

Esse é um procedimento cirúrgico que pode envolver alguns tipos de riscos ao paciente, sendo assim, é necessário que haja uma avaliação realizada de forma cautelosa por um cirurgião dentista.

Aplicação de botox

aplicação da toxina botulínica é conhecida como botox e é uma das técnicas mais comuns usadas na harmonização orofacial.

É uma espécie de procedimento que há pouca invasão e o objetivo é proporcionar firmeza para a pele do rosto de uma pessoa.

Não é um tratamento que pode causar riscos e há poucas chances de prejuízo para as partes de movimentação e vascular.

No entanto, por mais que seja um procedimento seguro, é essencial que o paciente procure por um cirurgião dentista que possua a capacitação e especialização nesses procedimentos de harmonização orofacial.

Ácido deoxicólico

Outra técnica é a aplicação do ácido deoxicólico, outro procedimento da harmonização orofacial.

Essa técnica é utilizada na redução da papada e sua aplicação pode promover excelente resultado estético, fazendo com que o sorriso fique mais harmônico com o rosto.

Ácido hialurônico

Outra técnica conhecida e que faz parte dos procedimentos da harmonização orofacial é a aplicação de ácido hialurônico.

É bastante usado para a minimização do conhecido bigode chinês e na diminuição do contorno e no volume dos lábios.

É também perfeito para a harmonização do rosto e o do sorriso, ajudando a corrigir algumas imperfeições.

Benefícios da harmonização orofacial

Os benefícios da harmonização orofacial são muito mais que estéticos e de harmonizar o rosto com o sorriso.

Os benefícios envolvem as melhorias na saúde da boca, o sono, a mastigação e principalmente a autoestima.

A simetria melhorada pode ajudar na correção da mastigação, por exemplo, sendo assim, dores serão evitadas e outros problemas na boca, que podem ser desenvolvidos devido a mastigação errada.

O sucesso da harmonização orofacial

Não há dúvidas que a harmonização orofacial promova excelentes resultados, por isso é um grande sucesso para quem busca uma melhor sintonia entre o sorriso e o rosto.

Entretanto, é fundamental que seja feita por profissionais especializados e que possuam tanto conhecimento da odontologia quanto de procedimentos estéticos.