Uso de Coroas Dentárias

Uma coroa dentária é um material confeccionado especialmente para suprir a falta de um ou mais dentes na boca do paciente, podendo ser confeccionada sobre um implante dentário, sobre um dente que já está enfraquecido ou uma ponte dentária.

Quando utilizada para suprir a ausência de um dente, primeiro o cirurgião dentista realiza o implante de um pino nesse espaço, de forma que a coroa é encaixada e cimentada nesse pino. Já em casos onde ela cobre um dente enfraquecido já existente, há a necessidade de esse dente ser desgastado para que ela o cubra, sendo cimentada a ele também.

Existem diversos tipos de coroas dentárias, dentre elas, as coroas de metal, que são confeccionadas com materiais como o ouro, níquel, cromo, etc . As coroas de metal tem alta durabilidade, porém incomodam na questão estética, atualmente são pouco utilizadas . As coroas de cerâmica ou de porcelana são as mais utilizadas atualmente, pois possuem o resultado mais estético, exibindo uma cor muito semelhante aos dentes naturais; as coroas de resina também apresentam um bom resultado estético, mas não oferecem alta durabilidade, podendo sofrer desgastes com o tempo.

As coroas são criadas a partir dos moldes retirados da arcada dentária do paciente e possuem um resultado muito estético, o mais semelhante possível ao natural, quanto ao formato, promovendo um sorriso harmônico ao paciente.

A coroa ideal para o seu caso deve ser avaliada e recomendada por um dentista, de acordo com as suas necessidades e atual situação odontológica.

A Clínica Odontológica RCM conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

Uso de coroas dentárias:

[rt_list_style list_style=”four” list_color=”#07a7e3″ list_css=”.vc_custom_1596991639522{margin-top: 0px !important;margin-bottom: 0px !important;padding-top: 19px !important;padding-bottom: 13px !important;}”]

  • Uso de coroas dentárias:

    • Para proteger um dente fraco de quebrar ou para manter juntas as partes de um dente rachado
    • Para restaurar um dente já quebrado ou um dente que foi severamente desgastado
    • Para cobrir e apoiar um dente com uma grande obturação, quando não há muito dente sobrando
    • Para segurar uma ponte dentária no lugar
    • Para cobrir dentes gravemente descoloridos ou tortos
    • Para ser colocado em cima de um implante dentário
    • Para fazer uma modificação cosmética

[/rt_list_style]

VANTAGENS
DE COROAS
DENTÁRIAS

DESVANTAGENS
DE COROAS
DENTÁRIAS

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MATERIAIS UTILIZADOS?

Quando há a indicação da colocação da coroa, uma dúvida de muitos pacientes é saber qual material utilizar. A dica é que você converse com o seu dentista, avaliando os prós e contras de cada opção.

Veja, a seguir, os tipos de coroas dentárias.

CERÂMICA

São peças feitas de porcelana, apresentando uma ótima resistência e resultado estético — já que sua tonalidade se assemelha bastante a um dente natural. Para sua colocação e encaixe perfeito, pode ser necessário desgastar um pouco a estrutura dentária.

Em casos de pessoas que sofrem de bruxismo — ou seja, têm o hábito de ranger os dentes, principalmente enquanto dormem —, a cerâmica pode não ser o material mais indicado.

METALOCERÂMICAS

Para quem precisa de mais resistência na coroa dentária, mas não quer abrir mão das vantagens estéticas da porcelana, a opção são as peças metalocerâmicas.

Nesse caso, a porcelana tem o reforço de uma estrutura metálica, garantindo uma prótese mais forte e durável. Para sua colocação, o desgaste na estrutura dentária é moderado.

RESINA

As coroas feitas de resina também se assemelham à coloração natural dos dentes, mas é um material que pode ser rapidamente danificado.

LIGA DE METAIS BÁSICOS

Há, ainda, peças feitas com uma liga metálica, que conferem alta resistência ao dente e não exigem muito desgaste da estrutura dentária para a sua colocação. No entanto, têm grande desvantagem estética, pois ficam de uma coloração que se destaca no sorriso, comprometendo a aparência.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USÁ-LA?

As coroas dentárias são uma ótima opção para reabilitar o sorriso e apresentam um bom custo-benefício para o paciente, como:

Correção do dente danificado

A peça pode devolver a estética e funcionalidade a um dente que foi danificado, seja por um trauma, fratura ou por conta de um tratamento de cárie ou canal. Assim, o paciente fica com um sorriso bonito e tem qualidade de vida, pois pode realizar a mastigação normalmente.

MELHORIA DO FORMATO E ALINHAMENTO

A coroa dentária pode melhorar também o formato e alinhamento do dente.

APARÊNCIA MAIS BONITA

Como a prótese confere um aspecto bastante natural ao sorriso, ela deixa a aparência do paciente mais bonita. Além da melhora estética, há o aumento da autoestima, já que a pessoa passa a se aceitar melhor — o que traz reflexos positivos nas relações sociais e vida profissional.

PREVENÇÃO DE PROBLEMAS BUCAIS

A coroa pode substituir um dente ausente. Por isso, um de seus benefícios é prevenir alguns problemas bucais.

Quando há a falta de algum dente na arcada, o paciente, além de ter problemas com a mastigação, fica mais suscetível às doenças periodontais e à disfunção da articulação temporomandibular (DTM) — que pode dar origem a dores de cabeça e no pescoço.

RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

Por fim, é importante destacar a resistência e durabilidade dessas peças. O paciente poderá mastigar normalmente e não precisará se preocupar com a prótese, desde que tome os cuidados necessários.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A COROA DENTÁRIA?

Quando a pessoa faz a colocação da coroa dentária, ela poderá ficar tranquila. Afinal, trata-se de uma prótese fixa e de alta durabilidade.

Os materiais são realmente resistentes, mas, para que tenham uma boa vida útil, é imprescindível a cooperação do paciente com alguns cuidados, como:

  • escovação completa — é preciso atenção na higienização bucal. O paciente deve escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. É necessário utilizar um creme dental com flúor, escova de cerdas macias e o fio dental;
  • alimentação — é preciso evitar alimentos mais duros, como balas, rapadura ou torresmo, pois podem danificar a coroa dentária;
  • hábitos — mania de roer unhas ou objetos, como tampas de caneta, também podem comprometer a durabilidade da peça;
  • consultas — para que você fique com a saúde bucal sempre em dia, não deixe de visitar o dentista regularmente.

A coroa dentária tem amplo uso pelos dentistas por conta de seu resultado estético e das suas vantagens para o paciente. É um tratamento fundamental para que a pessoa possa ter qualidade de vida e sorrir com segurança.

E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre as indicações e os tipos de materiais das coroas dentárias? Ou tem alguma experiência com essa prótese que gostaria de compartilhar?

Quando o uso da coroa dentária é recomendado

Existem diversos tipos de coroas dentárias. As principais são as coroas de metal, que são produzidas a partir de diversos materiais, como cromo, níquel, ouro, entre outros. Estas coroas têm grande durabilidade. Entretanto, elas incomodam em relação à estética, o que diminui a preferência por elas.

Outro tipo de coroa muito utilizada é a coroa dentária de cerâmica ou porcelana. Atualmente, estas são as mais comuns, pois produzem um resultado estético mais eficiente. Exibem uma cor, tonalidade e efeito muito semelhante aos dentes naturais.

Além destas, temos as coroas de resina, que também produzem um excelente resultado estético, produzindo um efeito muito semelhante ao dente natural. Todavia, não apresentam grande durabilidade, sofrendo desgastes ao longo do tempo. Também não apresentam grande resistência. Comer alimentos mais consistentes, por exemplo, pode ser um perigo.

Dessa maneira, as coroas dentárias são elementos criados a partir de moldes, que são feitos a partir da arcada dentária do paciente. Isso é feito para otimizar o efeito da arcada, assim como produzir um melhor resultado estético ao destinatário da coroa dentária, mais próximo ao natural em relação ao formato, o que promove um sorriso mais harmônico e natural.

As coroas apresentam vantagens e desvantagens. O uso de cada uma delas deve ser estudado de forma individual, avaliando a realidade de cada caso. Apenas assim o dentista pode indicar uma coroa dentária indicada para o seu caso, ou mesmo indicar outra solução, como prótese ou ponte.

Quer marcar uma consulta ou mesmo tirar alguma dúvida?
Deixe o seu contato e te retornaremos o quanto antes.

[rt_cf7_style submit_background_color=”#212d45″ submit_hover_color=”#212d45″ submit_text_color=”#ffffff” submit_text_hover_color=”#ffffff” radiant_submit_border_style=”solid” radiant_submit_border_color=”#212d45″ radiant_submit_border_top=”1px” radiant_submit_border_right=”1px” radiant_submit_border_bottom=”1px” radiant_submit_border_left=”1px” radiant_font_color=”#5e5e5e” padding_right=”15px” padding_left=”10px” radiant_border_style=”solid” radiant_border_color=”#d8d8d8″ radiant_border_top=”1px” radiant_border_right=”1px” radiant_border_bottom=”1px” radiant_border_left=”1px” radiant_background_focus_color=”#ffffff” radiant_focus_style=”solid” radiant_focus_color=”#14a09d” radiant_focus_top=”1px” radiant_focus_right=”1px” radiant_focus_bottom=”1px” radiant_focus_left=”4px”]

[/rt_cf7_style]

MARQUE JÁ SUA CONSULTA!

Telefone:(11)2651-4708
WhatsApp: (11)94958-0279
[lea_button_style title=”CONTATO” align=”center” i_align=”right” icon_fontawesome=”” font_color=”#ffffff” use_theme_fonts=”yes” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fapi.whatsapp.com%2Fsend%3F1%3Dpt_BR%26phone%3D5511949580279|||” button_font_size=”11px” button_line_height=”18px” extra_class=”font-weight-bold” button_design_css=”.vc_custom_1596993710579{margin-top: 0px !important;margin-bottom: 0px !important;padding-top: 10px !important;padding-right: 55px !important;padding-bottom: 10px !important;padding-left: 55px !important;background-color: #212d45 !important;border-radius: 35px !important;}”]

Coroa dentária

Precisa de ajuda? Converse conosco